Mais de 60% dos Casos de Gonorreia são Resistentes ao Antibiótico mais Utilizado, Diz OMS

Antibiótico: para que Serve, Tipos e Quanto Tempo Tomar

Muitos dos antibióticos permitidos na gestação já são usados há décadas sem que tenham sido identificados graves problemas de malformação. Trata-se de uma bactéria que normalmente causa problemas na garganta ou na pele. Além disso, mais de 20% das cepas da bactéria Escherichia coli, a causa mais comum de infecções do trato urinário, são resistentes tanto às primeiras opções de cuidado, com ampicilina ou cotrimoxazol, quanto aos tratamentos de segunda linha com fluoroquinolonas. Na segunda (28), no intervalo do jogo do Brasil contra a Suíça, com o placar ainda em 0 a 0, postou no Twitter: "Como vocês estão depois deste primeiro tempo? Como diria meu amigo, Galvão Bueno: Haja coração. Eu acredito na vitória, e vocês?". O Relatório global de resistência antimicrobiana e sistema de vigilância de uso antimicrobiano (Glass, em inglês), divulgado na última sexta-feira (9), foi produzido com dados reportados em 2020 por 87 países, incluindo o Brasil.

A regra vale atualmente para 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil. O termo antibiótico tem sido utilizado de modo mais restrito para indicar substâncias que atingem bactérias, embora possa ser utilizado em sentido mais amplo contra outros parasitas (protozoários, fungos ou helmintos). A eritromicina, um antibiótico macrolídeo, é segura para uso clínico e pode ser utilizada em crianças. O principal é a escarlatina, que afeta principalmente crianças pequenas e costuma melhorar com o uso dos tais antibióticos. Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2006 detectou a presença dessa bactéria na garganta de 8 a 24% das crianças que frequentavam creches. Como existe uma meia-vida para cada antibiótico (tempo para que sua concentração no sangue caia pela metade), é necessário manter os mesmos horários sempre, a fim de evitar que diminua a concentração do remédio no sangue e que a bactéria ganhe resistência. A resistência ocorre naturalmente ao longo do tempo, porém tinidazole sem receita comprar o uso excessivo de antimicrobianos está acelerando o processo e, com isso, alguns medicamentos estão perdendo sua eficácia.

O levantamento aponta ainda resistência acima de 50% nas bactérias Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter spp, motivo frequente de sepse (infecção generalizada) em hospitais. Muitas das infecções que temos são causadas por bactérias que vivem naturalmente no nosso corpo, controladas pelo nosso sistema imune, apenas à espera de uma queda nas defesas para atacarem. As medidas vão depender dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico, ou seja, quanto tempo de sobrevida se espera para o paciente. Fome, sede, doenças e hipotermia também são problemas corriqueiros que devem ser resolvidos o quanto antes. Nessas situações, a enfermidade é mais preocupante e pode ser mortal. Se o paciente usa muito antibiótico sem necessidade, como, por exemplo, para tratar infecções por vírus, ele estará previamente selecionando as bactérias mais resistentes, e, futuramente, quando houver uma real infecção bacteriana, esta será causada já por bactérias resistentes. Apesar do plasma se mostrar eficaz para eliminar bactérias e vírus na pele e na água, ainda não se definiu uma aplicação para essa descoberta. Assim, cada antibiótico é eficaz apenas contra determinadas bactérias.

Assim, os antibióticos são vendidos apenas mediante apresentação de receita médica. Os antibióticos naturais e semissintéticos podem ser classificados ainda em β-lactâmicos, tetraciclinas, peptídicos cíclicos, aminoglicosídeos, estreptograminas, macrolídeos, entre outros. As tetraciclinas podem ser usadas para o tratamento de infecções do trato respiratório, infecções por Rickettsia e Chlamydia, antraz e doença de Lyme. Outro é a febre reumática, uma inflamação que afeta as articulações, o coração e o cérebro, normalmente fruto de uma infecção que não recebeu o tratamento adequado. O hospital não confirmou e também não negou a informação. Em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, exibida na noite deste domingo (4), Kely e Flávia, filhas de Pelé, demonstraram otimismo de que o Rei do Futebol voltará para casa após melhorar da infecção respiratória que está sendo tratada no hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, continua internado no Albert Einstein, em São Paulo, onde deu entrada na terça-feira (29), de acordo com o hospital. Internado desde a última terça (29) no Hospital Israelita Albert Einstein, Pelé, 82, não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer de intestino.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Mais de 60% dos Casos de Gonorreia são Resistentes ao Antibiótico mais Utilizado, Diz OMS”

Leave a Reply

Gravatar